Dicas para conduzir com chuva

 24-09-2021

O principal ponto a ter em consideração para conduzir com chuva é aumentar as medidas de segurança. Estas incluem acender as luzes, assim como moderar a velocidade e aumentar a distância ao carro da frente a fim de contar com o tempo e espaço necessários para travar e fazer manobras.

Conduzir em piso molhado reduz em metade a aderência do pneu devido ao asfalto estar mais escorregadio. Para reduzir ao máximo o risco neste tipo de situações, além de contar com pneus em bom estado, é preciso realizar a manutenção periódica dos amortecedores e das pastilhas de travão. Também é crucial garantir as boas condições do limpa-para-brisas e pneus.

Estado geral e perfil dos pneus:

Para a condução com chuva é muito importante que os pneus estejam em excelentes condições, tanto na qualidade das borrachas como na profundidade dos sulcos.
O perfil do pneu é o que permite escoar a água e melhorar a aderência ao piso, para assim garantir a correta distribuição das forças de travagem e direção. A profundidade mínima legal do perfil de um pneu é 1,6 milímetros, embora seja recomendado evitar chegar a este grau de desgaste. Circular com pneus em bom estado permite evitar a aquaplanagem.

Os pneus de verão devem ser mudados no máximo a cada três anos, e os de inverno quando o perfil tiver com menos de 4 milímetros de profundidade.
Na Euromaster é possível selecionar os pneus adequados para o seu carro, como é o caso dos Crossclimate da Michelin, que são indicados para todos os tipos de condições meteorológicas do inverno.

Aquaplanagem: velocidade e travagem:

aquaplanagem ocorre quando os pneus perdem a aderência ao piso, seja por atravessar um lençol de água ou porque a estrada está inundada. Se ao chover os pneus perderem o contacto com o piso, será complicado controlar o veículo. A profundidade do perfil e a pressão dos pneus são dois fatores determinantes numa aquaplanagem.

Quanto menor a pressão e a profundidade do perfil, maior a probabilidade de perder o controlo do veículo por aquaplanagem. Ainda assim, é bom saber que quanto maior a velocidade maior a probabilidade de ocorrer aquaplanagem, já que os pneus terão menos capacidade de escoar a água. Reduza a velocidade e evite manobras bruscas: vire suavemente e não trave a fundo.

Um conselho para evitar a aquaplanagem é desacelerar o veículo suavemente, levantando o pé do pedal assim que escutar o ruído dos rolamentos ou notar uma mudança no peso da direção. Evite poças de água com manobras suaves. Para isso, é importante aumentar a distância de segurança. Se for inevitável, dê ligeiros toques no travão para as pastilhas secarem.

Distância de travagem e visibilidade:

Ao conduzir em piso molhado, a distância de travagem aumenta. Por exemplo, se a estrada estiver coberta por um lençol de água de 1,5 milímetros e o perfil dos pneus tiver entre 1,6 e 3 milímetros de profundidade, a distância de travagem aumentará 34 metros em comparação com o piso seco. No caso de precisar de travar numa aquaplanagem, se o lençol de água tiver 3,5 milímetros de profundidade e o perfil do pneu tiver à volta de 1,6 milímetros, será praticamente impossível controlar o veículo.

Para evitar situações de risco, deverá beneficiar da melhor visibilidade possível, por forma a antecipar o que pode ocorrer e observar com antecedência o estado da estrada. Conduzir com chuva afeta consideravelmente a visibilidade, especialmente se se tratar de chuva torrencial, daí ser essencial manter uma distância de segurança prudente e os limpa-para-brisas em perfeitas condições.

No caso de os vidros embaciarem, ligue o ar condicionado e direcione-o para o para-brisas. Perante problemas graves de visibilidade devido à intensidade da chuva, procure uma área ou estação de serviço onde possa descansar até a situação melhorar. Não pare na berma se não for urgente, os outros condutores enfrentam as mesmas condições e poderão não o ver. Evite parar em zonas onde possa causar incómodo, ou onde flua muita água e com grandes poças.