Há carros antigos que marcaram uma época. A grande maioria das marcas automóveis tem, no seu passado, algum veículo que, por causa do seu desenho, inovação ou simplesmente devido à grande aceitação que teve da parte do público demarcam um período do fabricante antes e depois da sua produção e marcam indelevelmente a história da marca. A seguir deixamos os 5 carros antigos que deves conhecer.
BMW M3 E30
A BMW foi um dos poucos fabricantes que transformou um modelo familiar num carro desportivo de culto.
Poucos são os carros antigos que têm recebido tantos elogios como o BMW M3 E30, que conseguiu muitos sucessos na competição e marcou também uma mudança no mundo automobilístico. A ideia deste veículo de estrada com chassis desportivo de competição nasceu em 1983. Mas só se transformaria num superdesportivo de estrada quando alguns anos depois recebeu um motor de quarto cilindros, 16 válvulas e 2.302 cc, capaz de produzir 200 cv e 240 Nm de binário às 4.750 rpm.
Citroën DS
Em 2015, a marca da Citröen comemora 60 anos sobre a apresentação dos primeiros DS “Boca de Sapo”. Lançado em 1955, o veículo alcançou um enorme sucesso graças ao seu design de vanguarda e tecnologias inovadoras. É provável que o DS seja o automóvel francês mais importante do século XX, e não apenas devido ao seu êxito comercial e desportivo. Este carro antigo marcou presença em inúmeros filmes, além de ser o carro oficial do general de Gaulle, entre outros líderes franceses e mundiais.
Ford Mustang
Outro carro antigo que ultrapassou meio século de vida é o Ford Mustang. Este carro “puro-sangue” é o veículo americano mais famoso de todos os tempos. Foi idealizado no início da década de 60 do século XX, quando Lee Iacocca desejou ter um modelo desportivo mais compacto que fosse capaz de atrair mulheres e simultaneamente desejado pelos homens. O protótipo que surgiu foi um modelo de dois lugares descapotável com 109 cv, criado pela equipa do designer Joe Oros. Em abril de 1964, foi apresentado no Salão Automóvel de Nova Iorque e, logo no seu primeiro dia de vendas, recebeu cerca de vinte mil encomendas. Atualmente é um ícone vivo da história automóvel. Mas só em 2014, na sua sexta geração, passou a ser comercializado também no mercado europeu.
Volkswagen Beetle ou Carocha
O Volkswagen Beetle ou carocha, conhecido oficialmente como “KdF-Wagen” revolucionou o mundo automóvel após a II Guerra Mundial. O objetivo foi produzir um carro simples, leve e aerodinâmico, com baixo consumo e que custasse o equivalente a uma mota do tipo médio Assim surgiu o primeiro veículo da Volkswagen e foi este carro antigo que deu nome à marca alemã. É também o automóvel mais produzido de sempre e que mais tempo se manteve em produção a nível mundial. Entrou em pré-produção em 1938 em Wolfsburgo, na Alemanha, e deixou de ser fabricado em 2003, no México.
Mini
Sir Alec Issigonis esboçou este icónico carro antigo na toalha de mesa de um restaurante. O Mini, produzido pela British Motor Company (no início) entre 1959 e 2000, é, sem dúvida, o carro clássico mais famoso da Grã-Bretanha. Atraente, fácil de conduzir e divertido. Sobretudo um carro compacto, capaz de oferecer um espaço interior amplo para quatro pessoas, eis as características exigidas que levaram à sua conceção. Introduziu também um conceito revolucionário: motor transversal com a transmissão alinhada no mesmo sentido, tração dianteira e suspensão independente nas quatro rodas com cones de borracha.