Escolher caixa de velocidades automática ou manual?

 24-09-2021

Quando pensamos em substituir o nosso veículo, seja por um carro novo ou por um usado, além de pensarmos na tipologia de carro e no tipo de motor que precisamos, é essencial saber que tipo de caixa de velocidades é mais adequada ao nosso gosto e necessidade..

No nosso país, as mudanças manuais continuam a ser a mais procuradas e desejadas. Mas também é verdade que há cada vez mais condutores que se atrevem a dar o passo em frente e já aderiram à caixa de velocidades automática.

Vejamos que diferenças existem entre automáticas e manuais, quais as vantagens e as desvantagens, para que possa tomar a decisão mais acertada.

Os avanços tecnológicos introduzidos pelos principais fabricantes de caixas de velocidades têm permitido que o seu uso esteja a crescer em Portugal. Se até agora o habitual era encontrar uma caixa de velocidades automática apenas em veículos de luxo e SUV de segmento elevado, começamos a assistir à introdução desta tecnologia em modelos mais acessíveis.

Mas o que é exatamente uma caixa de velocidades automática? Como o seu nome indica, trata-se de uma transmissão que se encarrega de selecionar a mudança mais adequada para cada situação, libertando o condutor da necessidade de mudar de velocidade manualmente e da obrigação de ter de pisar a embraiagem sempre que pretende mudar de mudança. Sem dúvida que o seu uso facilita a condução e aumenta o grau de conforto da mesma.

Existem quatro tipos de caixa de velocidades automática. A mais tradicional utiliza um conversor de binário. Mas cada vez são mais populares as chamadas caixas “de dupla embraiagem”, que provêm diretamente do mundo da competição. Também há as denominadas “CVT”, que recorrem a um sistema de variação contínua idêntico ao que podemos encontrar numa ‘scooter’.

Por último, há ainda as que são conhecidas como manuais pilotadas. São basicamente idênticas a uma caixa manual, exceto no facto de utilizarem uma tecnologia que gere automaticamente (pilota) a função da embraiagem e executa, também de forma automática, o movimento da troca de mudança.

Por mais incrível que possa parecer, o excelente nível de desempenho alcançado pelas caixas automáticas está a provocar o lento desaparecimento das caixas manuais em carros de segmentos mais desportivos e potentes.

Até há bem pouco tempo, um veículo de altas performances estava associado a uma caixa de velocidades manual. Hoje em dia, devido ao aumento da performance mecânica e ao funcionamento eficaz das mudanças automáticas, é difícil encontrar veículos que não disponham de transmissão automática.