Com a introdução de novos produtos e tecnologias é comum existirem algumas dúvidas sobre o enchimento de pneus com nitrogénio ou ar comprimido. Sendo o nitrogénio um elemento usado mais recentemente, é realmente uma alternativa a considerar devido às suas inúmeras vantagens.
Este e outros pequenos serviços de mecânica devem ser feitos em locais qualificados, como as oficinas da Euromaster, com rapidez e a preços muito acessíveis.
Nitrogénio?
Antes de avançarmos, e caso não saiba, o nitrogénio contém uma concentração muito alta de azoto. Este azoto impede a oxidação, uma vez que se trata de um elemento seco, ao contrário do ar (uma mistura de água e oxigénio). Como tal, o bordo do pneu que toca na jante mantém-se “limpo”, fazendo com que o pneu perca menos pressão.
No caso do ar comprimido, quando aquece com a rodagem, há aquecimento e evaporação da água, o que leva ao aumento da pressão. Com o nitrogénio, um enchimento de pneu mantém-se por muito mais tempo!
Perda de pressão dos pneus
Quando os pneus perdem pressão, acontecem várias coisas na sua sequência: a sua temperatura diminui, aderem melhor ao piso, são bem mais fáceis de manobrar, o veículo é mais estável e cómodo, a vida útil das partes do sistema de suspensão aumenta… Outro fator importante a não descurar é o financeiro. Pneus com pressão baixa ficam mais pesados, o que obriga o motor a trabalhar mais, que por sua vez aumenta a quantidade de combustível consumida.
Pressão alta
Se por um lado a perda de pressão é uma preocupação constante, um pneu com a pressão alta não deixa de ser igualmente perigoso ou custoso. Uma das coisas que acontece neste caso devido à dilatação, é a banda central da borracha que está mais em contacto com o piso ser a primeira a desgastar-se precocemente, o que resulta numa elevada redução da vida útil do pneu. Já para não falar que o pneu fica mais sensível a furos e cortes, e o carro mais “saltitão” e menos cómodo.
Ar comprimido vs. Nitrogénio
Pode relaxar no que toca ao enchimento de pneus cheios com ar comprimido ou nitrogénio. Em termos práticos, utiliza-se a mesma pressão. Embora possível, não é recomendado misturar ar comprimido com nitrogénio. Normalmente, esvazia-se totalmente o pneu e volta a encher-se com um ou com outro.
Se pensarmos que o ar comprimido, devido à concentração de oxigénio, potencia a oxidação da borracha do pneu, com a pressão estipulada pelo fabricante e um uso normal dos pneus, o nitrogénio apresenta uma vantagem óbvia para a sua carteira e para o meio ambiente.
Nitrogénio e meio ambiente
Os pneus com nitrogénio oferecem uma série de benefícios para o meio ambiente. Primeiro, prolongam não só a vida útil do pneu, menos pneus para reciclar ou eliminar. Segundo, menos consumo de combustível, menos emissões de gases nocivos. Terceiro, menos desgaste e menos consumo, maior poupança. Quarto, a condução é mais “leve”, mais silenciosa, logo mais confortável e prazerosa.
Custos e preços
O preço do enchimento dos pneus depende de diversos aspetos, como o tipo de roda, tipo de jante, tipo de veículo, dimensões e especificações de cada pneu. Mas os preços rondam, em média, 5 a 10 € por enchimento de uma roda com jante normal. Já no caso de se tratar de, por exemplo, uma roda/jante de 18” 20” o valor pode ascender aos 12 €. Mas o melhor mesmo, é consultar tabelas de preços e pedir orçamentos. No caso da Euromaster, pode fazer ambos, dirigindo-se a uma oficina Euromaster perto de si ou no site oficial.
Mito
Ouvi dizer que os pneus com nitrogénio podem explodir. Essa afirmação é um mito. Por vezes, em circunstâncias especiais, que podem incluir ou não o desgaste, um pneu pode “explodir” (rebentar). Na verdade, o fato de o pneu ter sido enchido com nitrogénio em vez de ar comprimido, aumenta a sua vida útil. É mais resistente a alterações de temperatura e pressão, tornando-o mais confiável. Além de que o nitrogénio (azoto) é um gás inerte, isto é, não inflamável. Explosivos são determinados compostos químicos e elementos derivados do nitrogénio, como acontece com a nitroglicerina, ou misturar hidrogénio frio com água quente, por exemplo.