O carregador de bateria auto da atualidade está a anos de distância dos modelos de há umas décadas atrás.
Embora a função e o objetivo continuem a ser os mesmos, o carregador de hoje é inteligente, tornando-o ideal para veículos com pouco uso, como carros de coleção, ou de passeio, uma vez que deixa de ser necessário retirar a bateria ou desligar os bornes. Já para não falar do tamanho, eficácia e facilidade de uso.
Se estiver a pensar noutro tipo de carregador de baterias, saiba que tem à sua disposição diversas opções por onde escolher, com as mais distintas funcionalidades e capacidades de carga, perfeitos para a bateria de cada carro.
Tipos de bateria e carregador
Não importa se está à procura de um carregador que não é preciso desmontar a bateria para carregar, ou de um que pode ligar diretamente ao isqueiro do carro… atualmente há de tudo, até para o condutor mais exigente.
Apesar de nem todos os carregadores serem adequados para todos os tipos de baterias auto no mercado, é muito fácil adquirir um carregador universal, que satisfaz as necessidades das baterias mais comuns e básicas, como é o caso das líquidas, das de gel e das de ciclo profundo.
Qual é a amperagem da bateria?
Depende de uma série de fatores! Mas em termos gerais, os carros a gasolina que não têm AC usam baterias com 45 A. Por sua vez, os carros a gasolina que têm AC usam baterias com 55 A. Caso se trate de um carro de gama média, tanto a gasolina como a diesel, mais provavelmente terá uma bateria de 75A e, finalmente, se for um carro de luxo, a amperagem situar-se-á entre os 70 e os 90 A.
Tensão nominal / Capacidade / Corrente
Para o caso de vir a precisar de substituir ou carregar uma bateria, saber ler as inscrições nos rótulos que a acompanham é fundamental. Por exemplo: 12V 75Ah 350A.
Aos 12V corresponde a tensão nominal, isto é, 6 elementos de 2V cada. Aos 75Ah corresponde a capacidade de corrente, isto é, quando se encontra completamente carregada, a quantidade de corrente ou energia eletroquímica armazenada é equivalente a 75 A.
Motor a gasolina vs Motor a diesel
Embora as baterias auto sejam diferentes para motores a gasolina e a diesel, é possível usá-las nuns e noutros sem grandes problemas. Mas comecemos pelo tipo de combustível que o carro usa.
Se for a gasolina, normalmente a bateria é mais pequena do que a de um carro a diesel com exatamente a mesma cilindrada, tudo por causa da taxa de compressão, que é inferior. Assim, se tiver um carro a diesel, já sabe que a sua bateria será maior em tamanho e em peso, conterá mais chumbo e possuirá uma corrente de arranque maior que a de um carro a gasolina, 350 a 500 Amperes no caso do motor a diesel.
O que é importante reter é que, quanto maior a corrente de arranque, maior a capacidade de arranque a frio.
Carregador ou bateria nova?
Antes de “morrer” definitivamente, muitas baterias permitem esgotar a carga algumas vezes ao longo do seu tempo de vida útil. Nesses casos, e nos tempos que correm, é sempre bom ter à mão um carregador de bateria. Os cabos de ligação direta que permitiam carregar baterias com a ajuda de outro carro com uma bateria operacional, ainda que continuem a ser amplamente usados, passaram à história.
Hoje, por meia dúzia de dezenas de euros pode adquirir um carregador de bateria auto fácil de usar, pequeno e com todas as funções possíveis e imaginárias, inclusive com e sem arrancador.
Se tem dúvidas e questões específicas, procure assistência técnica em oficinas especializadas, como as da Euromaster. Afinal, não há nada como pedir ajuda aos melhores!