Conheça as opções para o seu carro com base no índice de velocidade

 24-09-2021

Nem todos os pneus são adequados ao seu veículo. O índice de velocidade é um dos elementos importantes a ter em conta na hora de adquirir uns novos. Saiba porquê

Sabia que os pneus do seu carro têm um limite de velocidade de circulação definido? Possivelmente, não. Fique a saber, então, que essa referência existe, é imperativa e deve ser tida em conta na aquisição de novos pneus . A recomendação aplica-se, em especial, se tomar a iniciativa de o fazer sem o auxílio de profissionais, que, estes sim, estarão já despertos para esta realidade. Saiba mais sobre o código de velocidade dos pneus, para que possa fazer uma compra adequada e cumprir a legislação em vigor.

O que é?

O código de velocidade de um pneu, também denominado índice de velocidade, indica a velocidade máxima para a qual o pneu foi aprovado, legalmente, para suportar uma carga em total segurança, quando em condições ideais de circulação (pressão correta, sem desgaste excessivo, sem danos ou deformações e sem sobrecarga de peso). Garante que o pneu adquirido é apropriado para a velocidade do carro que equipa.

Os valores máximos definidos têm por base diversos ensaios em laboratório, onde o pneu é testado em incrementos de 10 km/h e de 10 minutos, até que cumpra a velocidade exigida. Obtém a sua classificação em função da capacidade que demonstra para manter uma determinada velocidade quando é submetido a testes com cargas simuladas.

É pertinente saber que o código de velocidade não tem exclusivamente a ver com a velocidade, mas também com aspetos relacionados com a segurança e desempenho na condução: conforto, tração, desgaste do piso e capacidade de resposta em curvas. Um índice superior garante, geralmente, melhor aderência e melhor performance na travagem, mas também confere menos durabilidade e um desempenho inferior em climas frios.

Onde encontrar?

O código de velocidade representa-se por uma letra na lateral do pneu, anexa ao índice de carga e parte integrante da combinação de dados das suas dimensões (exemplo: 225/55 R17 97W). O código alfabético não traduz a velocidade máxima do pneumático, mas direciona para uma tabela de correspondências que reflete esse indicador.

Índice de velocidade Velocidade em km/h Índice de velocidade Velocidade em km/h
G 90 S 180
J 100 T 190
K 110 U 200
L 120 H 210
M 130 V 240
N 140 ZR >240
P 150 W 270
Q 160 Y 300
R 170

A tabela apresenta o código alfabético a partir da letra G, mas a correspondência começa no A. A última letra é o Y, cuja marcação numa roda corresponde a 300 km/h, ou seja, é adequada a carros desportivos de luxo.

Conselhos úteis

Agora que já recolheu alguma informação sobre o assunto, importa saber que existem diretivas que condicionam a utilização dos pneus. Conheça as recomendações que deixamos e lembre-se: não hesite em recorrer aos profissionais das oficinas Euromaster para dissipar todas as suas dúvidas e obter conselhos:

- Consulte o manual de instruções ou o documento único automóvel para saber que opções de índice de velocidade existem para o seu carro

- É possível utilizar pneus com índice de velocidade superior aos originais e aos recomendados, de forma a garantir um melhor desempenho. No entanto, deve confirmar no manual do fabricante se as características se adequam ao veículo.

- Não é permitida a instalação de pneus com um código inferior aos montados de origem, a não ser nos multiestações ou de inverno. Mesmo nestes, só é possível recuar para a letra anterior (apenas 1), sempre adaptando-se à nova velocidade.

- Aceite o conselho: não ultrapasse os limites de velocidade impostos pelas normas locais só porque o índice dos seus pneus permite atingir valores mais elevados, pois o cálculo do fabricante não tem esta legislação em conta.