Como mudar um pneu furado

 22-09-2021

Por vezes, no momento e lugar menos oportuno acontece o que menos se espera: um furo numa roda! Ufff! E agora? E ainda por cima temos pressa!

Mantenha a calma, reduza a velocidade e procure um lugar seguro onde parar o carro, afastando-o o mais possível da faixa de rodagem e, preferencialmente, sobre terreno plano. Imobilize o automóvel, puxe o travão de mão, engate o carro, ponha o colete refletor - que deve estar sempre à mão - e saia da viatura com ele vestido.

Sinalize o local posicionando o triângulo a mais de 30 metros da viatura e, se for necessário, antes da curva onde tem o carro parado. Só depois destas medidas de segurança deve por mãos à obra para mudar o pneu.

Todos os automóveis vêm equipados com o kit de ferramentas necessário para trocar um pneu furado: chave de porcas, macaco e pneu suplente. Convém não esperar este imprevisto para saber onde está guardado – normalmente na bagageira, sob o fundo falso de onde se colocam as malas. Se tiver uma chave de porcas em cruz, esta facilitará a tarefa. Senão, pondere comprar uma, investimento do qual não se arrependerá ao enfrentar-se a esta situação. Calce umas luvas antes de começar e disponha o material, para que todas as ferramentas estejam à mão.

Agora só falta mudar o pneu furado:

 

  • Tire o tampão da roda e desenrosque ligeiramente as porcas antes de colocar o macaco. Se usar o peso do corpo para desapertar as porcas, apoiando o pé sobre a chave em vez de usar as mãos, gastará menos tempo e esforço neste passo que costuma ser o mais difícil.

 

  •  No chassi, por baixo das portas, encontrará uns pontos especialmente preparados para encaixar o macaco e levantar o peso do carro. Assegure-se de que a base do macaco não esteja inclinada, mas sim na horizontal, e dê à manivela até que as rodas se elevem a uns cinco centímetros do chão. Termine de desenroscar as porcas com a ajuda da chave de cruz e guarde-as juntas para que não se percam.

 

  •  Retire o pneu furado e substitua-o pelo suplente, encaixando-o nos parafusos.

 

  •  Coloque a primeira porca apertando-a com a mão, e a segunda na diagonal desta. Proceda de igual modo com as outras porcas, enroscando-as com a mão até ficarem justas, e certifique-se de que não há folgas balanceando um pouco a roda.

 

  • Baixe o carro lentamente, descendo o macaco, e termine de apertar bem as porcas com a ajuda da chave de cruz, apoiando o pé fortemente sobre ela.

 

  • Agora só lhe resta guardar o material e seguir viagem, de preferência até uma oficina próxima onde lhe reparem o pneu.

 

  •  Se o pneu que colocou não for idêntico aos outros, deve substitui-lo quanto antes, pois os pares de rodas dianteiras e traseiras têm de ser iguais em modelo, pressão e calibragem.

 

  •  Os pneus suplentes de uso temporário, com que vêm equipados muitos automóveis, devem ser substituídos o quanto antes e têm a velocidade limitada a 80 km/h.

 

Uma solução muito confortável é contratar a garantia mais completa de pneus, a Master Assistência. Nestes casos, se tiver que trocar os pneus damos-lhe assistência em menos de uma hora. Informe-se mais sobre a Master Assistência