Hoje queremos ajudá-lo a conduzir de um modo mais eficiente modificando alguns hábitos de maneira que consiga consumir menos combustível. São pequenos hábitos quotidianos nos quais não reparamos, mas se lhes prestar atenção, irão ajudá-lo a reduzir o consumo de combustível. Porque na Euromaster zelamos pela sua economia.
O arranque:
Para levar a cabo um arranque o mais eficiente possível, deve fazer-se sem pressionar o acelerador. Além disso, evite sempre que possa, parar e arrancar de uma forma rápida e brusca.
Mudar de velocidade:
Uma forma muito conhecida de melhorar a poupança de combustível é mudar de velocidade antes para manter as rotações do carro baixas. Se o seu carro é a gasolina mude de velocidade próximo das 2.000/2.500 RPM, no entanto, se se trata de um motor diesel a mudança deve ser feita às 1.500/2.000 RPM. É um hábito que podemos levar a cabo diariamente, mas que simplesmente esquecemos. Ponha-o em prática!
Se se orienta melhor pela velocidade, damos-lhe outras referências para mudar de velocidade e economizar: segunda velocidade aos dois segundos ou seis metros, terceira velocidade a partir dos 30 km/h, quarta velocidade a partir dos 40 km/h e muda a quinta velocidade a partir dos 50 km/h.
Velocidade constante:
É importante levar uma velocidade constante, evitando travagens e arranques bruscos, além de mudanças de velocidade desnecessárias. Desta forma ganha você e o resto de condutores, uma vez que contribui para melhorar a fluidez da circulação.
A paragem:
Se a paragem se prolonga mais de um minuto, aconselhamo-lo a desligar o motor, assim economizará combustível além de contribuir para cuidar o meio ambiente.
A pressão:
Circular com uma pressão dos seus pneus inferior à recomendada aumenta o consumo. Recorde-se de a verificar pelo menos uma vez por mês e antes de uma viagem longa porque uma baixa pressão do pneu aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2.
Sabia que?
Quando se circula acima das 1.200 RPM ou a mais de 20 km/h, se aproveitarmos a inércia do veículo o consumo de combustível é zero, no entanto, em ponto morto o consumo é elevado. Mantenha uma velocidade constante!
Quando se viaja com a mala do carro cheia ou com carga no tecto, o consumo aumenta cerca de 39% circulando a 120 km/h.
Circular com as janelas abertas a mais de 100 km/h aumenta o consumo em 10%.
Se se liga o ar condicionado, utilize-o com moderação, porque o consumo aumenta 25%.
Por isso...
Circule a uma velocidade constante evitando travagens desnecessárias, mude de velocidade o antes possível e arranque o carro de uma forma suave. Siga estes pequenos conselhos que o ajudarão a consumir menos combustível.