Como descobrir se o alternador do automóvel não funciona

 24-09-2021

alternador do automóvel é um dos elementos tecnicamente mais sensíveis do teu automóvel e, ao mesmo tempo, também um dos mais necessários.

Apesar disto, o mais provável é que este passe totalmente despercebido à maioria dos condutores, que só vão reparar que o equipamento sofre de alguma anomalia quando o automóvel decidir não arrancar por falta de carga da bateria.

É precisamente essa uma das funções deste componente: manter o nível de carga da bateria, além de assegurar o funcionamento elétrico de equipamentos tão importantes como o sistema de iluminação ou de climatização do habitáculo do teu carro.

Este acessório serve para transformar a energia mecânica produzida pelo motor do automóvel em energia elétrica, como se de um pequeno gerador se tratasse. Sem o alternador, não seria possível manter a bateria do automóvel na sua máxima capacidade de carga e o veículo só iria continuar a funcionar normalmente até esgotar toda a energia acumulada.

Sendo assim, se tiver o alternador avariado, é recomendável não utilizar o carro nessas situações. Além de sujeitarmos a bateria a um esforço adicional que pode danificá-la por completo, há o sério risco de provocar alguma avaria mais grave em alguns sistemas eletrónicos do teu carro.

Por esta razão, é muito importante saber se o alternador do automóvel está a falhar. Para descobrir isso, vamos dar um conjunto de pistas que ajudarão a perceber, antecipadamente e de um modo muito fácil, a altura em que este componente está a chegar ao fim da sua vida.

Atualmente, muitos automóveis já incluem uma luz de alerta no painel de instrumentos, que se acende para avisar que existe um problema com a bateria. Essa falha pode ser provocada porque a bateria já não consegue aguentar carga e, por isso, chegou ao seu fim de vida útil.

Também pode indicar que não está a chegar energia elétrica suficiente para manter os níveis de carga da bateria e é esta segunda opção a que nos interessa neste caso. Quando há um problema com o alternador do carro, umdos primeiros sintomas que irá notar são pequenas falhas nos sistemas elétricos do veículo, como a diminuição da capacidade de iluminação dos faróis, os vidros elétricos funcionarem mais lentamente do que o habitual (ou até mesmo deixarem de funcionar) e o equipamento de som do carro deixar de soar como antes. Todas estas anomalias podem ser causadas, entre outras razões, devido a uma falha ou avaria do alternador.