Para começar, devemos informá-lo que os fabricantes recomendam verificar visualmente todo o sistema de travagem pelo menos duas vezes por ano, numa utilização normal, ou então a cada 20 mil quilómetros ou até menos. Tudo depende do tipo de utilização que se dá ao automóvel. Se são realizados muitos quilómetros em cidade ou é praticado um tipo de condução mais desportiva, é aconselhável que se verifiquem os discos de travão com mais frequência. Isto porque o seu desgaste, nestes casos, é muito mais elevado. Não existe um período de tempo ou quilometragem estipulada (ou recomendada) para os substituir.
Consoante o tipo de jante que equipe o seu veículo, será mais ou menos fácil inspecionar os componentes dos travões. Na maioria das vezes, podemos verificar fácil e rapidamente o estado dos discos. Especialmente através de jantes de liga leve. Mas quando o veículo dispõe de jantes em aço, com ou sem tampão, é mais complicado fazê-lo, uma vez que através das pequenas aberturas que geralmente existem não conseguimos ver quase nada para além da roda.
Antes de mais, é muito importante saber que este componente gera e acumula grandes quantidades de calor devido à fricção a que está sujeito. Por isso, não se deve tocar com a mão ou com os dedos num disco de travão. Muitas pessoas já sofreram queimaduras graves ao realizarem uma inspeção tão simples quanto esta. O melhor é só examinar depois do carro estar parado há duas ou três horas. É que às vezes é necessário recorrer ao tato para comprovar o estado em que os discos se encontram.
Visualmente, a aparência normal da superfície de um disco de travão é brilhante. Quando o veículo tem vários anos ou está parado há muito tempo, é normal esse brilho não ser tão intenso ou até apresentar ligeiros sinais de ferrugem. Verifique se existem pequenas rachas ou fissuras na superfície. Danos desta natureza podem ser responsáveis pela quebra do disco, daqui resultando o risco de um acidente grave. Se o disco do travão está muito riscado, especialmente de forma irregular, chegou certamente a altura de os substituir.
Além disso, se o condutor sentir uma vibração do pedal ao efetuar uma travagem a velocidades elevadas, a causa mais provável é os discos estarem empenados. Então, é necessário mudá-los.
De qualquer forma, para a sua tranquilidade, pode dirigir-se à Oficina Euromaster mais próxima. Os nossos técnicos irão avaliar o estado dos travões do seu carro e aconselhá-lo da melhor forma.