A importância da distância de segurança na Euromaster

 24-09-2021

Começamos este post com um tema que na Euromaster não queremos que seja esquecido:
Distância de paragem = distância de reacção + distância de travagem. Mas vamos fraccionar esta soma.

A distância de reacção é o tempo que transcorre desde que se percebe uma situação de emergência em que devamos travar, até que pressionamos o pedal do travão. Esse tempo costuma ser de 3 segundos aproximadamente, mas depende do estado do condutor, dos seus reflexos, do nível de alerta ou do cansaço.

O outro factor chave desta equação é a distância de travagem. Esta não depende directamente de nós. Muitas vezes confiamos demasiado nas capacidades do carro, mas tudo tem um limite. Os elementos mecânicos do veículo devem estar em perfeito estado para reduzir, na medida do possível, estes tempos. A tudo isto temos que adicionar as condições climatéricas que também têm influência negativamente na distância de travagem, com chuva a distância de travagem sobre o piso molhado multiplica-se.

Uns pneus em mau estado aumentam consideravelmente a distância de travagem, chegando inclusivamente a triplicá-la. Outra das peças do carro que incide directamente nesta distância, é o amortecedor. Com uns amortecedores desgastados, a distância de travagem aumenta, o veículo é mais difícil de controlar e qualquer manobra inesperada pode tornar-se perigosa.

A distância de reacção é inerente ao ser humano pelo que não podemos fazer nada para aumentá-la ou diminui-la, no entanto, o que realmente depende directamente de nós é respeitar a distância de segurança e reduzir a distância de travagem, se mantemos o nosso veículo cuidado e com as revisões actualizadas.

Segundo a norma, a distância de segurança deve ser aquela que lhe permita parar o veículo por completo em caso de emergência. A percepção dessa distância é por vezes difícil de estabelecer, pelo que na Euromaster contamos-lhe um pequeno truque: multiplique 0,5 metros por cada quilómetro por hora a que circule, ou seja, se vai a 120km/h deverá manter uma distância de segurança de 60 metros. Sem esquecer que, sobre piso molhado, deverá multiplicar essa distância por dois.

As vantagens em manter uma distância de segurança prudente são muitas.

A primeira é que contará com um maior campo visual pelo que também terá uma condução mais segura e tranquila. Além disso utilizará em menor medida o travão (com a consequente poupança de combustível) e evitará enervar o condutor da frente e o de trás. E a última e mais importante é que terá a capacidade de travar a tempo perante uma situação de emergência.

O conselho da Euromaster de hoje é que se se habitua a respeitar a distância de segurança, verificará como a sua condução se torna mais tranquila e segura. E não se esqueça da distância de travagem, reduza-a certificando-se de que os seus pneus, amortecedores, etc... Estão em bom estado.

Segurança rodoviária - pneus seguros, condução eficiente...