O estado dos pneus dos carros que circulam nas estradas portuguesas é preocupante. Embora os pneus não sejam das peças auto mais caras em comparação com outras, a verdade é que uma avaria resultante da falta de manutenção dos pneus pode sair-lhe muito caro. Os problemas mais comuns são simples de resolver, como o desalinhamento, a pressão de ar inadequada e a falta de rodízio dos pneus. Mesmo a mudança dos pneus acaba por compensar, já que cerca de 10% dos acidentes rodoviários acontece por travagem insuficiente, devida a pneus desgastados. Veja abaixo como evitar avarias e tirar o máximo partido do seu veículo:
Avarias por excesso de pressão de ar dos pneus
O desgaste nos pneus provocado pelo excesso de pressão de ar é visível no desgaste central do pneu, resultando com frequência em consequências sérias:
• Desgaste precoce dos amortecedores – o pneu com excesso de pressão sobrecarrega os amortecedores, provocando a sua avaria precoce.
• Desgaste central do pneu – o excesso de pressão de ar faz com que a parte central do pneu esteja principalmente em contacto com a estrada, o que causa o seu desgaste desigual.
• Desalinhamento do veículo – o excesso de pressão do pneu provoca um excesso de vibrações no veículo, o que acarreta no desalinhamento do carro. Além dos custos da avaria do alinhamento, muitas outras avarias podem ser desencadeadas por esta pequena falha.
Avarias por falta de pressão dos pneus
A pressão de ar baixa é um problema de manutenção dos pneus sério e muito comum. Quando o carro circula com pouca pressão nos pneus, estes colapsam em direção às laterais por causa do peso do carro.
A regra de ouro é simples: a vida do pneu é reduzida em 10% a cada 10% de pressão a menos.
• Falta de estabilidade do veículo – o desgaste das laterais do pneu faz com que este não tenha a aderência adequada, prejudicando a estabilidade da condução, principalmente nas curvas.
• Gasto excessivo de combustível – o pneu com pouca pressão tem uma maior resistência ao rolamento e o carro fica mais pesado, o que resulta num consumo de combustível mais elevado.
Avarias por desgaste excessivo dos pneus
O desgaste excessivo dos pneus pode ter consequências severas, como acidentes causados por problemas de travagem. Além do mais, provocam também avarias mecânicas que podem ter uma fatura avultada:
• Vibração das cruzetas – esta peça crucial da transmissão do veículo fica prejudicada com o excesso de vibração causada por um pneu desgastado. Esta peça, que usualmente tem uma longa vida útil, poderá avariar e ter de ser substituída mais cedo.
• Avaria da junta de direção – causada pelo excesso de vibração do pneu desgastado (e que previamente já desgastou os amortecedores). Isso causa uma direção mais “rija” e difícil de controlar.
• Acidente de viação – Inquéritos da indústria automotiva demonstram que 1 em 10 carros atualmente em circulação na estrada têm os pneus “carecas,” ou seja, abaixo dos níveis mínimos legais. Quando o pneu tem um relevo inferior a 1 mm, o quociente de força de travagem pode ser apenas de um terço do ideal. A falha de travagem pode provocar acidentes graves ou com reparações avultadas.
Há muitas maneiras de evitar as avarias mencionadas: mudar os pneus quando estes estiverem desgastados, fazer o rodízio dos mesmos para que o desgaste seja uniforme, manter o veículo bem calibrado e sempre com a pressão correta dos pneus.
Resumindo: porquê desembolsar milhares de euros em custos de avarias, quando isso pode ser evitado através da manutenção dos pneus? Leve o seu carro aos especialistas Euromaster para que todos os aspetos necessários do seu veículo serem observados e faça a mudança dos pneus com regularidade. O seu carro agradece!