O pneu é um elemento essencial quando se trata de segurança do carro e da condução. É o componente que liga o veículo à estrada, sendo essa a razão fundamental pela qual devemos estar sempre equipados com pneus em bom estado.
Por esta simples razão, comprar pneus usados ou em segunda mão não é nada recomendável e pode chegar a ser, inclusivamente, muito perigoso.
Preço dos pneus usados
Por causa da crise, o preço mais baixo levou algumas pessoas a optarem por instalar, nos seus carros, pneus usados ou em segunda mão. É verdade que eles são mais baratos. Mas quem faz isto não sabe como, neste caso concreto, o barato pode sair muito caro em termos de segurança e desempenho.
Segurança dos pneus usados
É preciso ter em conta que os pneus em segunda mão já foram utilizados anteriormente, pelo que desconhecemos o uso que lhes foi dado. É verdade que muitos defeitos podem ser descobertos com uma observação simples da sua superfície: borracha gretada, desgaste excessivo ou irregular do piso, deformações da estrutura, rasgos ou cortes, data de fabrico antiga… Já outros, como alguns danos estruturais, só podem ser detetados com equipamento especial. Também é possível que tenham sofrido um impacto considerável, portanto, é possível que existam pontos de tensão instáveis. Por causa disso podem surgir bolhas nos pneus ou deformações capazes de originar uma rutura da carcaça do pneu.
Também desconhecemos em que veículos os pneus estiveram montados anteriormente. Cada automóvel desgasta o piso de uma forma diferente em função do seu peso, sistema de tração, potência, eixo e tipo de asfalto por onde essa viatura terá circulado, ou até dar-se o caso de um só conjunto de pneus ter sido utilizado por carros diferentes. Equipar o nosso veículo com pneus de segunda mão pode resultar em vibrações no volante e um desgaste irregular, daqui resultando numa menor estabilidade da viatura, comportamento imprevisível e aumento da distância de travagem e distância de paragem.
Além destes, outros fatores que podem agravar a qualidade dos pneus são o tempo e as condições em que foram armazenados e transportados, nomeadamente ambientais, ou seja, se terão sido corretamente protegidos da humidade e dos raios solares…
Lembre-se também que os pneus de segunda mão, por já terem sido utilizados anteriormente, não costumam durar mais de 20 mil quilómetros, em vez dos 40 mil quilómetros que podem aguentar uns pneus novos. Isso significa que terá de desembolsar dinheiro mais vezes, o que não parece ser um negócio que compense.
Devo comprar pneus usados
Pelos motivos anteriores, nas oficinas Euromaster não vendemos pneus em segunda mão. Iria contra os padrões de qualidade da nossa marca, contra a qualidade dos produtos que oferecemos e seria incompatível com os valores pelos quais nos regemos: transparência e profissionalismo. Na Euromaster sabemos o que é bom para os nossos clientes. Por isso, não consideramos pneus em segunda mão uma opção aconselhável para eles. Se precisar, tire também as suas dúvidas sobre as medidas dos pneus.