A função primordial do filtro de combustível é proteger o motor e os seus componentes. Garanta o seu bom estado e esteja atento aos sinais que apontam para a sua sujidade.
O filtro de combustível - um dos filtros de automóvel - é um elemento-chave em qualquer veículo, pois dele depende, em boa medida, o funcionamento correto do motor e a sua longevidade. Integra o sistema de alimentação do ‘coração’ do automóvel, desempenhando um papel relevante na missão de protegê-lo contra eventuais agentes agressores. Ao fazê-lo, está a garantir eficiência no rendimento da viatura, mas está ainda a prevenir danos graves e despesas avultadas.
A importante tarefa do filtro de combustível traduz-se na filtragem da gasolina ou gasóleo, retendo as partículas sólidas nocivas e a água que possam estar a ‘contaminar’ o combustível. Com este trabalho de purificação, evita que essas impurezas percorram o circuito de alimentação do motor e cheguem ao valioso sistema de injeção do automóvel.
Confira, abaixo, o resumo das vantagens de um filtro de combustível em bom estado:
- Rendimento do veículo. Ao reter as partículas prejudiciais, garante a livre passagem de combustível para o motor e, por isso, a sua eficiência.
- Durabilidade do motor. A purificação do combustível impede a corrosão e o desgaste prematuro do sistema de injeção.
- Emissão de gases. Quanto menos impurezas forem envolvidas na combustão, menos fumo e agentes poluentes serão lançados para o meio ambiente.
- Despesas de manutenção. Garantir um filtro em boas condições (e trocar, se necessário) fica mais barato do que deixar arrastar a situação. Evita danos graves e despesas exorbitantes.
Substituição da peça
Uma vez que se trata de uma peça de desgaste, é imperiosa uma monitorização regular do seu estado para garantir as condições ideais no cumprimento da sua missão de proteger o motor. Nesse sentido, é aconselhável uma verificação a cada 10 mil quilómetros.
O timing da troca do filtro de combustível deve obedecer às instruções do fabricante do automóvel. Ainda que não esteja fixado um prazo limite para que tal aconteça, pois essa substituição também varia em função do tipo de utilização do veículo, há estimativas para cada caso. Assim, a indicação para os carros movidos a gasolina pode ir até aos 60 mil quilómetros, ao passo que os filtros de gasóleo não devem permanecer mais de 30 mil nas exigentes funções.
O melhor mesmo é procurar ajuda de especialistas. Nos centros de serviço Euromaster, há técnicos qualificados para fazerem uma verificação e informarem sobre quando mudar o filtro de combustível. Uma visita à oficina pode ser determinante para o futuro do seu carro.
Sinais de alerta
Não é por acaso que os fabricantes automóveis dão indicações para uma verificação regular desta imprescindível peça no bom funcionamento do motor e na prevenção de danos. O objetivo é evitar a obstrução do componente e uma consequente incorreta filtragem das partículas nocivas. Apresentamos, a seguir, alguns sintomas de um filtro de combustível sujo, que servem de alerta para a necessidade de se dirigir a uma oficina:
- Perda de potência do motor. Se o filtro está entupido, o combustível não consegue alimentar devidamente o motor. Essa incapacidade provoca um comportamento irregular na aceleração, que é mais percetível a velocidades baixas. O motor pode, no limite, falhar e o carro parar.
- Dificuldades no arranque. Um filtro sujo também justifica problemas relacionados com o arranque do veículo. O gasóleo/gasolina não está a passar corretamente, criando dificuldades em pôr o carro a trabalhar. Nos casos em que o filtro está completamente obstruído, o motor pode nem sequer arrancar.
- Fumo escuro e cheiro. Se notar um fumo anormalmente escuro e com um odor intenso a sair do tubo de escape, saiba que o problema poderá estar no filtro de combustível. Pode significar que estão a chegar impurezas à combustão.
Se acha que o seu carro precisa de uma revisão, visite uma das oficinas Euromaster, onde encontrará profissionais qualificados para verificarem o filtro de combustível e aconselharem a substituição, se necessário.