Os filtros de ar desportivos ou cónicos não costumam ser consensuais, pelo que se está a pensar adquirir um, leia com atenção as informações seguintes. No que diz respeito a este tipo de filtro, as questões mais frequentes prendem-se com barulho, perda ou ganho de rendimento, perda ou ganho de velocidade, entre outros. Basicamente, haverá sempre vantagens e desvantagens, dependendo da marca do próprio ou do modelo do veículo onde este filtro será instalado.
Filtro de ar comum vs. desportivo
O filtro de ar desportivo é também conhecido como cónico e pertence à categoria de filtros de ar de elevado rendimento. É uma das primeiras opções de qualquer condutor que aspire extrair maior potência do motor do seu carro e uma das modificações auto permitidas pela legislação portuguesa. Afinal de contas, não consta explícito em nenhum documento do carro.
Em termos estéticos, o filtro cónico é muito mais apelativo do que o filtro normal. Por isso, os condutores mais preocupados com o aspeto visual, preferem-no ao tradicional.
Uma diferença a realçar entre estes dois tipos de filtros está na quantidade de ar que entra por um e outro. No caso do filtro cónico, a entrada de ar é superior, impactando positivamente a potência de alguns carros, se estes tiverem determinadas características em termos de cilindrada. Por exemplo, em carros de baixa cilindrada, o aumento de potência será praticamente nulo.
Preço do filtro de ar desportivo
Uma das grandes vantagens do filtro de ar cónico prende-se com a sua acessibilidade. Tanto em termos de mecânica como em termos do preço da peça e do custo da substituição. Além destes dois aspetos muitas vezes decisivos, o filtro de ar cónico pode ser removido e lavado com bastante facilidade a cada 70-80 mil km.
Quanto ao preço do filtro de ar desportivo em si, dependendo de vários fatores, como o diâmetro, é possível comprar um por valores entre os 10 e os 50 EUR.
Principais desvantagens do filtro de ar desportivo
Aquela que é uma das maiores vantagens do filtro cónico é, na realidade, uma faca de dois gumes; referimo-nos à entrada de ar superior. Como é maior do que a dos filtros de ar normais, deixa também entrar mais impurezas, o que a médio prazo e sem os cuidados básicos de manutenção, aumenta a probabilidade de danos no motor, por exemplo.
Para quem gosta de carros silenciosos, o filtro de ar cónico não é uma boa opção, uma vez que, normalmente, aumenta o barulho do motor. Também foram reportados inúmeros casos de extrema perda de potência a altas rotações.
Outro aspeto a considerar e que influencia bastante a performance do filtro de ar cónico tem a ver com a sua localização. Se estiver instalado num local pouco direto, com muitas curvaturas, perto do motor ou dos coletores, o mais provável é dar mais problemas do que trazer qualquer benefício.
Qualquer dúvida que tenha acerca dos filtros do carro, pode sempre deslocar-se à oficina Euromaster mais próxima, onde encontrará profissionais para o ajudarem nesta tarefa bem como preços apelativos.