Pode dar-se o caso de nunca vires a precisar de utilizar um macaco hidráulico. Inclusivamente, pode até acontecer que o teu automóvel não disponha de um, porque há muitos fabricantes que deixaram de instalar roda suplente, substituindo este acessório por kits de reparação de pneus. Porém, isso não quer dizer que não devas saber como funciona um macaco hidráulico, até porque algum dia podes ter necessidade de utilizar esta ferramenta. Por essa razão vamos explicar-te qual é a função básica deste elemento, assim como dar-te a conhecer todos os diferentes tipos de aparelho que poderás encontrar.
Como afirmámos, são cada vez menos os automóveis novos que incorporam de série uma roda suplente e as ferramentas necessárias para o substituir, como é o caso do mencionado macaco hidráulico e da chave necessária para soltar as porcas da jante. Agora é mais habitual os automóveis trazerem na mala apenas um pequeno compressor e um líquido de reparação, que serve para vedar a fuga de ar, enquanto o compressor se destina a encher de novo o pneu. Desde que, naturalmente, o furo no pneu não seja muito grande, caso contrário, este equipamento não servirá para nada e terás que esperar pela assistência. A menos que o teu carro tenha montado uns pneus especiais, com carcaça reforçada, que conseguem circular vazios durante várias dezenas de quilómetros com total segurança, até chegares ao local onde possas repará-los.
Contudo, mesmo que o teu automóvel se encontre entre uma das situações descritas anteriormente, nunca é demais saber como utilizar este elemento. Antes de começar, é interessante referir que nem todos os macacos de automóvel são hidráulicos; também existem mecânicos, conhecidos como “macacos de tesoura”. Estes, em vez de utilizarem a pressão gerada por um ou vários pistões que se enchem de óleo para levantar o automóvel, recorrem a uma rosca sem fim que é operada de forma manual ou, mais raramente, o seu sistema elevatório é elétrico.
Entre os macacos hidráulicos podemos encontrar dois grandes grupos. De um lado existem os mais comuns, conhecidos como “macacos hidráulicos de garrafa”. Nestes, é um êmbolo que se eleva na posição vertical até entrar em contato direto com a parte inferior do automóvel, exercendo pressão suficiente para conseguir levantá-lo. Este género de macacos, que podemos encontrar em toda a classe de veículos, são contudo mais comuns nos modelos de todo-o-terreno e SUV, devido à sua elevada capacidade de carga e à grande altura que conseguem atingir.
Por outro lado, existem também macacos hidráulicos com uma base rolante, que são os que geralmente se encontram nas oficinas, por causa da da sua grande robustez, facilidade de uso e capacidade de se movimentarem, graças às pequenas rodas que dispõem. Neste tipo de macacos, o pistão hidráulico está na posição horizontal e através de uma alavanca, que aciona um braço elevatório, que este se eleva até entrar em contacto com o automóvel para o fazer subir. Praticamente nenhum automóvel de série contém um equipamento deste género, basicamente porque são extremamente volumosos e pesados para que se justifique transportá-los no nosso automóvel. Apesar das inúmeras vantagens de que dispõem.