A nossa segurança depende de pneus e jantes em bom estado. Por mais equipamento de segurança ativa que o nosso carro disponha - ABS, ESP ou qualquer outra tecnologia – dificilmente qualquer deles poderá valer-nos se o veículo não tiver as jantes e os pneus nas melhores condições.
Colocando as coisas de uma forma muito simples: imagina um jogador de futebol entrar em campo com botas de sola lisa ou, pior ainda, de salto alto? Bem, com as rodas de um carro é algo semelhante: uma boa escolha é fundamental, porque isso vai ajudar-nos a evitar um acidente. Pneus mal escolhidos ou em mau estado podem fazer perder o controlo do carro e aumentam consideravelmente a distância de uma travagem.
A primeira coisa a fazer para escolher o pneu e a jante que melhor se adaptem às nossas necessidades é olhar para as suas características e respeitar as dimensões aprovadas para o nosso veículo. Esta última informação está no “Documento Único Automóvel” (ou livrete para viaturas mais antigas), que indica as dimensões de pneu autorizadas para o seu automóvel. Poderá ainda obter essa ajuda em qualquer oficina Euromaster. Qualquer dimensão de pneu que não esteja averbada no documento da viatura poderá sujeitar o condutor a multa ou à reprovação na Inspeção Periódica Obrigatória (IPO). Além das dimensões mais habituais do pneu (diâmetro/largura/altura), deve ter-se em conta o índice de carga e velocidade. Estes últimos valores têm obrigatoriamente de ser iguais ou superiores ao que se está averbado no documento da viatura. Em caso algum é permitida a utilização de pneus com largura inferior à indicada no livrete, a nível técnico, o diâmetro exterior do pneu equivalente ao original não deve exceder uma variação de 3%.
Esclarecido este aspeto, podemos depois procurar na gama de produtos disponíveis o tipo de jante e de pneu que melhor se adaptam aquilo que procuramos. Nomeadamente que se encaixem no nosso orçamento. Para decidir entre as características que cada pneu apresenta podemos recorrer à nova etiqueta europeia para pneus (semelhante à dos eletrodomésticos), a qual informa sobre a sua eficiência no que respeita ao consumo de combustível, capacidade de aderência em superfícies molhadas e ruído de rolamento emitido.
Isso porque o que realmente importa no conjunto formado pela jante e pelo pneu de um veículo é a qualidade da borracha deste último. Quanto à jante, existem muitos tipos diferentes. Invariavelmente a escolha entre um modelo ou outro acaba por ser baseada na questão estética. Produzidas em diferentes materiais (geralmente em aço, alumínio ou em alguma liga metálica), possuem preços diferentes e uma variedade quase infinita de desenhos. Por isso, recomendamos que o comprador se concentre apenas nas que se encaixam no seu orçamento.