Se o limpa-para-brisas deixou de funcionar, leve o automóvel a uma oficina para que se detete a origem do problema. Descubra os cinco principais sinais de avaria e as possíveis causas.
Imagine o seguinte cenário: estava no meio do trânsito, a conduzir debaixo de chuva forte. Subitamente, numa altura em que estava a ser requisitado para uma tarefa constante e indispensável, o limpa-para-brisas deixou de funcionar. Surgiram, de imediato, as seguintes questões: O que se passa? O que fazer perante uma situação urgente como esta?
A resposta mais imediata, e óbvia, é só uma: colocar-se em segurança. Para tal, deve encostar o carro à berma da estrada, sinalizá-lo convenientemente e aguardar que a tempestade passe. Solicite ajuda, se necessário, e comece a pensar na necessidade de, logo que seja oportuno, deixar o seu carro na oficina mais próxima nas mãos de técnicos especializados - a Euromaster tem oficinas por todo o território nacional.
Embora seja pouco frequente, uma situação como a que atrás descrevemos serve para fazer refletir sobre a relevância do limpa-para-brisas na condução. Ao contrário do que possa parecer, este sistema é indispensável para uma condução segura, ao garantir uma boa visibilidade durante as chuvas de inverno e nos dias quentes e secos, ao eliminar partículas de pó e sujidade que se vão acumulando no vidro.
5 possíveis causas do problema
Atestada a importância do mecanismo no quotidiano (manter a transparência do para-brisas), é altura de ir ao cerne da questão e tentar perceber as razões da avaria. Antes, contudo, entenda que o sistema do limpa-para-brisas conjuga duas tecnologias: um motor elétrico com engrenagem redutora integrada e; um sistema de transmissão por meio de hastes. É o sincronismo destes dois mecanismos que irá acionar, através do interruptor junto do volante, os movimentos de vaivém das escovas para limpar o vidro.
Há vários motivos para a falha do sistema, ou que justifiquem o seu incorreto funcionamento. Conheça alguns exemplos comuns da manifestação do problema:
1. Os limpa-vidros e o motor não respondem. Quando o sistema é acionado e as escovas não reagem ao comando, nem se ouve o motor de engrenagem, a origem pode estar no interruptor ou num fusível queimado. Se não funcionarem em nenhum dos modos, pode ser o relé da bobina ou os contactos queimados.
2. As escovas não reagem, mas ouve-se o motor. O zumbido proveniente do motor e a paralisação das escovas aponta para um eventual desgaste dos dentes do eixo de transmissão ou para a abrasão das ranhuras nos braços metálicos.
3. O sistema não para ou inicia de forma espontânea. Quando não é possível desativar o sistema, a anomalia deverá estar associada a um curto-circuito nos contactos do relé do interruptor ou no interruptor final do motor.
4. Os braços metálicos movem-se muito devagar. Nos casos em que o sistema funciona, mas muito lentamente, poderá haver componentes do limpa-para-brisas corroídos ou sujos, impedindo o movimento livre dos elementos.
5. As escovas não limpam o vidro corretamente. Se verifica que os limpa-vidros vêm demonstram menos eficiência na limpeza do para-brisas, deverá estar na altura de substituir as escovas. O efeito véu, as estrias e as manchas deixadas no vidro, bem como a vibração que ocorre durante o vaivém, confirmam a previsão.
Substitua as escovas em casa
Os primeiros quatro exemplos apresentados exigem uma intervenção qualificada, dada a natureza da sua origem, pelo que é importante que confie o seu carro a profissionais - nas oficinas da Euromaster encontrará técnicos capacitados para identificar e resolver o problema.
Aquele que deverá ser mais simples de solucionar é o exemplo da última ineficiência. Trocar as escovas desgastadas é uma operação rotineira e ao alcance de qualquer condutor. Se precisar de ajuda, siga os conselhos que damos neste artigo.