A manutenção do carro é, hoje, uma operação incontornável. O automóvel deve ser observado por especialistas para que se garanta o seu bom funcionamento. Só através destas revisões periódicas se torna possível perspetivar-lhe uma saúde mais duradoura.
Alguns automobilistas têm por hábito recorrer a profissionais só em caso de emergência, assumindo uma atitude reativa perante o aparecimento de um problema. Mas essa não é a abordagem adequada para quem precisa da viatura para se deslocar. Requer-se uma nova atitude. E se a manutenção preventiva dos carros entrasse na nossa agenda?
São várias as vantagens associadas a uma abordagem previdente precavida nos automóveis, pois estes possuem peças de desgaste constante, que exigem uma monitorização regular. A segurança, o desempenho e a poupança económica são os três principais benefícios duma manutenção preventiva de veículos. Conheça-os em detalhe e compreenda o que pode ganhar:
- Segurança. Uma manutenção preventiva oferece mais tranquilidade e conforto na estrada, pois o risco de acidentes será menor. Algumas das comuns avarias e falhas (travões, direção, pneus e luzes) poderão ser evitadas com a intervenção de profissionais.
-Desempenho. Um automóvel inspecionado é um automóvel pronto para andar. Garante travagens eficazes, curvas seguras e visibilidade máxima durante a condução. É sinal de um motor em perfeito funcionamento e de componentes e acessórios em bom estado. Otimiza a performance e a eficiência do carro.
-Poupança. Conseguirá encurtar despesas com esta prevenção. A explicação é simples: fica mais barato antecipar problemas do que corrigi-los quando surgem, evitando surpresas e mesmo danos colaterais. Através da manutenção, o carro é mais valorizado e alcança uma maior longevidade.
Verificação básica
A manutenção do carro depende de nós. É a nossa atitude que desencadeará a inspeção, ou não, ao veículo. Depois de assumirmos essa escolha, confiemos o serviço a técnicos para desenvolverem a tarefa de forma integrada. Compreendamos, contudo, que cada um de nós pode participar ativamente na prevenção, através de verificações simples:
1. Pneus. Verifique a pressão, a profundidade (mínima é 1,6mm), deformações ou cortes e um eventual desgaste irregular;
2. Fluídos. Observe o nível do líquido de refrigeração e do limpa-vidros, bem como do óleo do motor;
3. Iluminação e som. Inspecione as luzes interiores e exteriores e teste a buzina;
4. Equipamentos. Averigue o estado do triângulo de sinalização, do colete refletor, do macaco, do pneu sobresselente e das escovas do impa-para-brisas;
5. Bateria. Certifique-se de que os bornes da bateria não apresentam verdete ou zebro (pó branco), que podem impedir a passagem de corrente.
6. Danos. Descarte eventuais danos na pintura, na chapa, jantes, vidros e óticas das luzes.
7. Direção. Em movimento, verifique se o volante vibra e se se mantém direito ou se foge para um dos lados.
8. Travões. Veja se o pedal do travão está mais duro ou mais mole do que o habitual e se o carro desvia a trajetória quando pisa o travão.
Planos Euromaster
Adote esta inspeção básica regular. Quando detetar alguma anomalia, que não consiga solucionar, consulte profissionais. Nas oficinas Euromaster, há pessoas habilitadas para resolver esse e outro tipo de complexidades. São colocados à sua disposição, ainda, três planos de manutenção: Master (mudança de óleo até 5 litros, filtro de óleo e 20 pontos de revisão); Master + (mudança de óleo até 5 litros, filtros de óleo e de ar e 30 pontos de revisão); e Revisão Oficial (inclui a primeira revisão do carro).
A Revisão Oficial inclui uma manutenção programada em função dos procedimentos e especificações do fabricante. A Euromaster está certificada para desenvolver a operação e, assim, por um preço competitivo, assegurar a garantia original do automóvel.