Filtro de ar: para que serve e quando mudar?

 24-09-2021

Um motor precisa de duas coisas para funcionar: combustível e ar. O ar que o motor absorve tem de passar previamente pelo filtro de ar. A função do filtro é reter as impurezas sem afetar o caudal de ar que entra no motor para a combustão.

Ao circular com um filtro saturado, o desempenho do motor é afetado, podendo provocar avarias. Também implica um aumento da emissão dos gases contaminantes para a atmosfera. O filtro de ar é uma peça fundamental para o desempenho ideal do motor e pode ser trocado com facilidade e de forma económica (entre 10 e 40 euros).

 

Para que serve o filtro de ar?

O filtro de ar é a primeira peça do sistema de admissão do motor. Retém as partículas de pó em suspensão para que não possam entrar na câmara de combustão.
Se o filtro ficar saturado e não for substituído, as partículas podem passar e rachar os pistões e as paredes dos cilindros, o que resultaria na deterioração prematura do motor. Como tal, substituir os filtros de ar na altura devida evitará danos graves que obrigariam a gastos elevados em reparações.

Um filtro saturado também obstruirá a passagem de ar, reduzindo o caudal de entrada para o motor. Se entrar menos ar na câmara de combustão, a diferença provocará consumos mais elevados de combustível. Como quem diz, o veículo consumirá mais combustível do que o necessário, uma vez que a potência do motor é reduzida.
Além disso, a descompensação entre o combustível e o ar fará com que a emissão dos gases que saem do tubo de escape seja contaminante, dado que a mistura desproporcionada não é queimada corretamente.

 

Quando devo mudar o filtro de ar?

As principais marcas de filtros de ar recomendam com frequência o intervalo em quilómetros para a sua substituição. Contudo, esses valores podem variar significativamente conforme o meio onde se conduz o veículo e a época do ano. Por exemplo, zonas secas e caminhos de terra sujarão mais depressa o filtro. O mesmo acontece com o pólen das árvores na primavera e verão.

Normalmente, a troca do filtro de ar realiza-se em cada revisão periódica. Mas se quiser controlar em primeira mão o filtro do carro, gostará de saber que dois dos indícios mais visíveis de que o filtro está saturado é a perda de potência ao acelerar e a emissão de gases opacos e escuros do tubo de escape.

Outro indicador de que deve trocar o filtro é o mau funcionamento dos sensores eletrónicos causado pela obstrução da passagem de ar. Entre estes destaca-se o medidor de caudal e o sensor de pressão do coletor de admissão.

Também pode retirar o filtro para ver o grau de sujidade. A cor original dos filtros costuma ser amarela clara ou branca. Agite um pouco o filtro para remover o pó da superfície e verificar o estado da fibra de papel, mas não tente limpá-lo porque pode romper. Se decidir trocar o filtro, recomenda-se limpar a carcaça onde está alojado.

 

Limpar o filtro de ar: uma opção a descartar

Limpar o filtro com um soprador de pressão de ar é uma prática comum entre os aficionados de mecânica. No entanto, especialistas recomendam evitar a limpeza, dado que esta permite apenas retirar as partículas de pó que estão soltas, mas não as retidas na fibra de papel. É impossível remover estas últimas sem danificar o filtro.

Como a limpeza superficial é insignificante, é preciso trocar o filtro de ar quando estiver sujo e, assim, contribuir para o bom desempenho do motor evitando complicações mais sérias.