Qual é o melhor pneu para a chuva?

 24-09-2021

Compreenda os requisitos dos pneus mais apropriados para a condução debaixo de chuva e em pisos molhados. Fique a conhecer, ainda, algumas boas opções

Tal como o sol e o calor são sinónimos de verão, a chuva e o frio são a imagem do inverno. Seja para uma ou outra estação do ano, há necessidade de uma adaptação às mudanças do clima, um ajuste que se estende, como se sabe, a todas as áreas onde intervém o ser humano. Entre elas, figura a utilização do automóvel e, em consequência, os elementos que influenciam a sua circulação, como os pneus.

Serve o paralelismo para fazer compreender que, perante a chuva, a necessidade de o Homem usar calçado apropriado é tão forte quanto a de um carro utilizar pneus para o efeito, se encararmos a segurança como objetivo principal. Claro que a influência da água

Invista

O melhor pneu para a chuva é aquele que oferece a máxima segurança perante condições climatéricas adversas. Investir tempo e/ou dinheiro nesta área é um ato necessário:

- Tempo. Se já dispõe de pneus multiestações no seu carro, ou se tem um jogo de inverno para substituir os de verão, tire tempo para avaliar as condições em que se encontram antes de atravessar a estação mais chuvosa. Aceite duas dicas:

a) O nível de desgaste da banda de rodagem é determinante para a eficácia do pneu na água. É aconselhável uma profundidade do piso bem acima dos 1,6 mm obrigatórios, pois os pneus próximos deste limite oferecem menor aderência;

b) Uma pressão adequada dos pneus pode ser crucial em piso molhado, ao contribuir para a redução do risco de aquaplanagem. Esteja atento a este ponto, monitorizando a pressão e ajustando-a quando necessário.

- Dinheiro. Se ainda está a utilizar pneus de verão, considere a compra de um jogo de multiestações ou de inverno (preparados para usar em condições invernais mais rigorosas). São esses os melhores pneus para a chuva. Se os vai comprar, observe estes dois pontos:

a) Aderência. A capacidade de adaptação do pneu ao piso molhado encontra-se refletida no rótulo colado na borracha. O grau de eficiência é avaliado numa escala de sete níveis (A a G), sendo o A o mais elevado. Valorize essa informação.

b) Padrão. Sob chuva e sobre lençóis de água, o pneu precisa de expulsar rapidamente a água acumulada, a fim de rodar sem problemas. Atente no padrão do relevo: pneus direcionais, com ranhuras em ‘V’, garantem um escoamento mais eficaz e reduzem o risco de aquaplanagens.

Opções

Se ainda tem dúvidas e necessita de ajuda para perceber qual o melhor pneu para a chuva, pondere uma das três excelentes opções que discriminamos abaixo:

Michelin Pilot Alpin 5: O composto de borracha que apresenta permite uma maior tração em pisos de neve, chuva e gelo, garantindo maior controlo e precisão de condução. Devido ao padrão e sulcos da banda de rodagem, evita as aquaplanagens com eficácia.

Michelin Crossclimate+: Proporciona uma excelente aderência em todos os pisos. Apresenta uma escultura em forma de ‘V’ (escoa rapidamente a água), tem cerificação de inverno (dispensa correntes para a neve) e tem uma duração superior à média premium.

Goodyear – Vector 4Seasons Gen-2: A sua tecnologia e o design ajudam-no a adaptar-se às variações sazonais e a obter desempenhos de grande nível. Não precisa de correntes para a neve. As lâminas 3D de alta densidade oferecem uma forte tração.

Se sabe exatamente o que pretende, consulte os pneus disponíveis no nosso catálogo. Caso necessite de suporte, entre em contacto ou visite uma das oficinas Euromaster para obter aconselhamento.