Há quatro opções principais de pastilhas para os travões no mercado. Defina os seus critérios antes de escolher a mais adequada para o carro que conduz
O sistema de travagem é, a par dos amortecedores e dos pneus, parte integrante do designado triângulo de segurança de qualquer veículo. Como tal, todos os elementos que o integram desempenham um papel decisivo para o bom funcionamento global. É nesse contexto que se inserem as pastilhas de travão, acionadas através do pedal para exercerem nos discos a fricção necessária para a redução da velocidade do carro ou, até para a sua imobilização total.
Dada a relevância que lhes é reconhecida, bem como ao facto de serem o recurso mais sensível e vulnerável no sistema de travagem, importa dar-lhes uma atenção acrescida no que se refere à manutenção. Na hora da substituição é importante analisar bem as possibilidades, para fazer uma escolha acertada. Isto, claro, se quiser ter uma palavra a dizer na seleção do material e não deixar essa decisão apenas para os técnicos das oficinas a quem confia o seu automóvel.
Critérios
Assumamos que quer intervir na decisão. O ponto seguinte leva-nos, então, à questão: quais as melhores pastilhas de travão? A resposta não é tão simples como se pretende, pois as peças mais indicadas para um determinado automóvel podem não ser as mais adequadas para o seu. Há, pois, que definir claramente o que deseja obter das novas pastilhas. Observe alguns dos critérios que podem influenciar a sua decisão:
1- Durabilidade: desgaste efetivo da peça;
2- Ruído e vibração: nível de conforto alcançado;
3- Limpeza: sujidade provocada nas jantes;
4- Comportamento: fricção em frio e em quente;
5- Preço: custo das peças.
Quatro opções
Sabendo que nem todos os critérios se conjugam no mesmo tipo de peça, o melhor é priorizá-los consoante o seu interesse. Daí recairá a escolha numa das quatro principais opções do mercado. Conheça-as:
- Pastilhas orgânicas. São as que combinam diversas fibras naturais, como o carbono, o vidro ou o kevlar. Oferecem duas grandes vantagens: nível baixo de ruído e pouco desgaste dos discos de travão. Em contraponto, por conterem materiais macios, são pouco duradouras e deixam algo a desejar a temperaturas elevadas. É a opção mais barata, escolhida para quem procura apenas baixo preço.
- Pastilhas semimetálicas. Contêm metais na sua fabricação, tais como ferro, aço ou cobre, o que as torna mais resistentes e duradouras. Além de apresentarem um preço relativamente baixo, alcançam bons resultados na dissipação de calor durante a travagem. Os aspetos menos positivos dizem respeito ao ruído que geram, ao pó que produzem e ao desgaste que provocam nos discos de travão.
- Pastilhas com baixo teor metálico. São uma mistura das duas anteriores. Mais de metade da sua composição é orgânica, mas possuem pequenas quantidades de cobre ou aço para ganharem resistência e durabilidade. Essa combinação faz com que fiquem no meio caminho entre as duas quando se avaliam fatores de desempenho, como o desgaste, a eficiência, o ruído ou o grau de limpeza.
- Pastilhas cerâmicas. São consideradas as melhores do mercado. Compostas por fibras cerâmicas, material de enchimento, agentes de ligação e algum metal, alcançam melhores resultados que a concorrência: são mais limpas, mais silenciosas, mais leves, mais duradouras e mais capacitadas para dissipar o calor. O seu grande senão é o preço – o mais elevado das quatro opções –, chegando a duplicar face a outras.
Aconselhe-se
Há outros fatores que se devem considerar na escolha das pastilhas. Referimo-nos às características do carro e aos tipos de utilização previstos. Por exemplo, a condução diária em cidade exige características diferentes da condução em estrada ou em circuitos de velocidade.
O melhor é aconselhar-se com os nossos profissionais. Se deseja instalar as melhores pastilhas de travão no seu carro, solicite uma visita a uma das nossas oficinas e terá todo o apoio necessário.