Pneus Pirelli Cinturato P7

 24-09-2021

Em Abril de 2009, a empresa italiana de pneus com sede em Milão apresentou os pneus Pirelli Cinturato P7 no circuito de Nardò, umas instalações para testes em alta velocidade situadas em Lecce, Itália, e que remontam a 1975. Este circuito destaca-se pelo seu anel de 12,6 km de comprimento, com uma inclinação interior de 22,6 graus. Com estas particularidades pode fazer-se uma ideia das características deste pneu e a que veículos se destina: automóveis de média e alta cilindrada. Contudo, isso não significa que tenha de ser um pneu poluente. De facto, o Cinturato P7 é ecológico, uma vez que oferece menos resistência à rodagem, razão pela qual ajuda a diminuir o consumo da viatura. Além disso, reduz a emissão de ruído em 30%.

Além da economia no combustível, o Cinturato P7 é um pneu amigo do ambiente desde a sua conceção, uma vez que é produzido com materiais livres de óleos aromáticos. O P7 foi engendrado com as técnicas mais inovadoras no que toca a materiais, estrutura, misturas e até desenho do rasto de rodagem.

Este pneu garante um elevado desempenho tanto em superfícies secas como molhadas e equipa de série muitos modelos da Audi, BMW, Mercedes, MINI e Volkswagen, entre outras marcas. Está disponível nas dimensões de jante de 16 e 18 polegadas. Além disso, existe também Pirelli Cinturato P7 Run Flat.

A família Cinturato foi ampliada em 2012 com o Cinturato P7 Blue, um pneu que recebe o nome do modelo para chuva utilizado na Fórmula 1. Na verdade, usa os mesmos processos de investigação e modelagem que o seu homólogo de competição. O que distingue o P7 Blue do P7 é a melhoria da distância de travagem e a redução do atrito, pelo que oferece, por um lado, maior segurança ao volante, por outro lado, aumenta a sua duração/quilometragem.

O que permanece intacto no Pirelli Cinturato P7 é o respeito pelo meio ambiente e as elevadas prestações.