Michelin Energy, análise aos pneus

 24-09-2021

O fabricante francês conta com uma gama ampla de pneus para viaturas de turismo. Entre elas destacam-se os pneus ecológicos Michelin Energy, Energy Saver + e Energy E-V.

O primeiro caracteriza-se por ajudar a reduzir o consumo de combustível e diminuir as distâncias de travagem em condições difíceis, graças aos materiais que são utilizados na sua construção. Além disso, por ser mais duro, a banda de rodagem apresenta uma durabilidade maior./p>

O segundo, o Energy Saver +, pertence à nova geração de pneus ecológicos “amigos do ambiente”. A sua superfície de contacto com o solo aumentou 10% em relação ao modelo anterior, pelo que consegue imobilizar o veículo 16 metros mais cedo. Além disso, este pneu utiliza um novo composto denominado “EcoGrip Compound”, o qual assegura uma redução de consumo de 0,2 litros/100 km. O que representa uma poupança de 200 litros após 45.000 quilómetros. Consegue também uma redução de até cinco gramas de dióxido de carbono por quilómetro. Mas o que é que permite esta redução de consumos e emissões? Este novo composto limita o aquecimento das moléculas da mistura da borracha do pneu, pelo que, ao aquecerem menos, isso diminui a resistência ao rolamento. Logo, ao gerarem menos atrito, existe menos gasto de combustível. Por exemplo, o novo Peugeot 308 equipado com pneus Michelin Energy Saver + emite menos três gramas de CO2 por quilómetro e consegue reduzir três metros à distância de travagem em superfície molhada.

O terceiro, o Energy E-V (Electric Vehicle), como o próprio nome indica, foi concebido para veículos elétricos. Os seus novos revestimentos de elevada eficiência energética contribuem para aumentar a autonomia total do automóvel. Este pneu reúne um conjunto de inovações que melhoram a autonomia do veículo, independentemente do tipo de condução praticada. Por exemplo, os pneus Michelin Energy instalados no Renault ZOE EV, um dos veículos elétricos da marca do losango, em circuito urbano, conseguem obter até 6% mais de autonomia.

Estes são os três pneus Michelin Energy, cujo revestimento ecológico permite reduzir consumo e emissões, melhorar as condições de segurança e garantir uma maior longevidade.