Diversos estudos demonstraram que o recurso a este tipo de pneus permite uma poupança de energia e de matéria-prima na sua produção, o que, naturalmente, acaba por produzir um efeito direto na carteira dos consumidores e na saúde ambiental.
Mas quais são os prós e os contras dos pneus recauchutados?
Em primeiro lugar, é preciso entender o que é a recauchutagem de um pneu. É o processo pelo qual a borracha readquire as propriedades que perdeu ao longo dos anos e dos quilómetros percorridos. O método passa por colocar novo revestimento de borracha sobre o antigo, aproveitando a carcaça do pneu, desde que a sua estrutura continue a estar em bom estado. Se isso acontecer, é possível reutilizar o pneu.
Comecemos por analisar e comparar as vantagens que os pneus recauchutados proporcionam em relação aos convencionais, incluindo os chamados pneus "low cost". Como afirmámos no início, a principal vantagem é a redução de custos, o que se traduz num preço de venda ao consumidor mais acessível do que qualquer outro pneu. Na nossa opinião, a segunda vantagem é a mais importante: o processo de recauchutagem é menos agressivo para o ambiente do que o fabrico de um novo pneu, ajudando dessa forma a reduzir a poluição.
Até agora tudo parece ótimo. Mas os pneus recauchutados também têm aspetos negativos. Um dos mais importantes é que, enquanto os pneus para aviões ou camiões já são fabricados com a intenção de serem recauchutados no futuro (por isso, a sua estrutura foi reforçada para ficar preparada para receber nova banda de rodagem), o mesmo não acontece com os pneus para automóveis. É muito difícil garantir que a estrutura de um pneu para automóvel permanece em boas condições para receber uma nova camada de borracha ou que esta vai aderir completamente e de modo correto ao piso antigo.
Há mais desvantagens. Como facilmente se imagina, os pneus recauchutados não oferecem os mesmos níveis de aderência que o pneu original e podem ter um desempenho ainda pior se o processo de recauchutagem não for bem efetuado.
Em todo caso, se tiver dúvidas ou se quiser saber qual é a solução mais adequada às suas necessidades, dirija-se à oficina Euromaster mais próxima e aconselhe-se com os nossos especialistas.