Existem alguns consumíveis auto que embora sejam do conhecimento de qualquer condutor, experiente ou novato, podem não ser tão fáceis de mudar como se pensa à primeira vista. É o caso dos filtros. Por exemplo, mudar o filtro do gasóleo, pode traduzir-se num verdadeiro pesadelo.
Mas o verdadeiro problema começa com sintomas mais ou menos expressivos, os quais apresentamos já de seguida.
O que é e para que serve
O filtro de gasóleo fica encaixado na linha do sistema de combustível, com o intuito de filtrar e reter as partículas de sujidade e resíduos diversos. A entrada de tais partículas e resíduos no motor, ou nos injetores, só para mencionar alguns, provocará danos mais ou menos graves, a curto, médio e longo prazo. Por isso, é extremamente importante não andar com filtros sujos ou entupidos.
Problemas no arranque
O carro não pega? Pode muito bem ser o filtro de gasóleo entupido. Na maior parte dos casos, o combustível não consegue circular, e se o combustível não consegue circular, não há ignição no interior do motor. Resultado, o carro não vai a lugar nenhum.
Deu à chave, o motor arrancou mas foi abaixo imediatamente a seguir? Soluça e/ou tarda a pegar? Então o combustível consegue circular, mas com dificuldade. Aos primeiros sinais deste tipo, é recomendado procurar um mecânico ou uma oficina especializada como a Euromaster. A resolução deste problema numa fase inicial é normalmente acessível e muito rápida.
Prestação errática a velocidades mais baixas
Normalmente, a velocidades mais baixas, a bomba do combustível exerce menos pressão no combustível em circulação, que não é suficientemente forte para chegar equilibradamente ao motor. Por outro lado, a velocidades mais altas, a pressão da bomba é mais alta e o carro “comporta-se” melhor. Assim, se a performance for visivelmente diferente, e muito má a velocidades inferiores, suspeite do filtro de combustível.
Ir abaixo durante o funcionamento
Depois de circular por umas horas com um filtro sujo ou entupido, o carro vai abaixo, ou até circula mas com uma perda de potência que não passa despercebida. A verdade é que em muitas situações o culpado é o filtro de gasóleo.
Fumo escuro e com cheiro
Muitas vezes, a existência de fumo escuro, espesso e com um odor acentuado a sair do tubo de escape é sinónimo de problemas de combustão associados a um filtro de combustível demasiado sujo ou danificado. Se limpar o filtro não resolver nada, mudar o filtro gasoleo será a única solução.
Temperaturas e climas muito frios
O gasóleo pode não se dar particularmente bem com as temperaturas e os climas mais frios, especialmente abaixo dos 15 ºC negativos. Na sua composição, a presença de parafinas, que se transformam em cristais de cera, “coagulam” o combustível e “entopem” temporariamente o filtro, tratando-se de uma das explicações contempladas.
Misturar aditivos específicos para situações específicas pode evitar este e outros tipos de questões, como avarias e danos graves nos carburadores e injetores, problemas com reparações quase sempre mais avultadas.
Pequenos truques
• Evite andar com o depósito na reserva ou com pouco combustível. Os detritos tendem a ser mais pesados do que o combustível, assentando normalmente no fundo do depósito. Já para não falar da ferrugem que o depósito pode ganhar e que se junta, inevitavelmente, aos restantes resíduos nefastos.
• Ateste apenas combustível de boa qualidade.
• Procure usar aditivos de combustível adequados para a presente estação do ano.
• Proceder à substituição atempada do filtro de gasóleo, regra geral, de 2 em 2 anos ou de 20 em 20 mil quilómetros.