Todos os motociclistas sabem que a mudança de óleo é importante. O que não é tão claro é a frequência com que se deve mudar o óleo da mota, porque depende da sua utilização e também do tipo de mota.
O lubrificante tem várias funções que fazem com que o motor funcione corretamente, e é por isso que o tipo de motor é essencial para escolher o óleo para a mota e para estimar a frequência com que tem de ser mudado.
Há vários fatores que determinam a frequência com que é necessário mudar o óleo da sua moto.
A razão mais comum para mudar o óleo é a quilometragem: dependendo do tipo de mota, a mudança normal será entre os 2.000 km e os 6.000 km. De que é que depende? Basicamente, depende da temperatura e da pressão do óleo no motor da mota. Quanto mais elevadas forem a temperatura e a pressão, maior será a frequência. Mas há também a variável do tipo de óleo utilizado e da sua qualidade.
Para não se enganar, o que tem de fazer é mudar o óleo após o número de quilómetros indicado no manual de instruções do fabricante. Nunca falha.
Outro fator a ter em conta quando se pensa em mudar o óleo da mota é a quantidade de tempo que a utiliza. Mesmo que não mexa muito na mota, ou que só faça pequenos trajetos com ela, o óleo acaba por perder as suas propriedades ao longo do tempo.
Embora possa parecer uma questão menor, o óleo é responsável por evitar a fricção e o sobreaquecimento do motor, o que prolonga a vida útil da mota e as reparações dispendiosas. Como vê, não tem muitos segredos. Se vai comprar uma mota ou já tem uma, mas não se lembra quando é que é altura de mudar o óleo, consulte o manual do fabricante. Aproveite também para verificar a frequência com que os filtros de óleo são mudados. Normalmente, eles aguentam um par de ciclos de óleo. Ou seja, a cada dois intervalos de manutenção.
O óleo é um lubrificante e protege a mota contra as altas temperaturas, a degradação das peças do motor e a fricção entre as peças. Por isso, as consequências de não o mudar na altura correta são: avarias graves. Para que se aperceba da magnitude da situação, explicamos-lhe em pormenor as funções básicas do óleo da sua moto:.
Se não tiver feito mais quilómetros do que os recomendados pelo fabricante e se estiver em boas condições, não precisa de mudar o óleo da mota.
Como saber se está na altura de o mudar? É muito simples, pode verificar os níveis e a cor sempre que quiser. E se vai fazer uma viagem mais longa, é igualmente importante verificar a pressão dos pneus e distribuir a carga uniformemente.
Para verificar o óleo, puxe a vareta (quando fria) e certifique-se de que não está demasiado escura. Se estiver, é porque está muito sujo e é um sinal claro de que precisa de mudar o óleo da mota.
Para verificar o nível, coloque a mota na vertical (a 90° do chão), limpe a vareta do óleo completamente, volte a colocá-la no cárter do óleo e, quando a retirar, deve estar manchada entre o nível mínimo e o nível máximo. Se estiver limpo mas baixo, pode completar com o óleo que sobrou da última mudança de óleo.
No entanto, se tiver a mais pequena dúvida, não arrisque e confie nas oficinas Euromaster, onde um mecânico profissional lhe dirá com que frequência deve mudar o óleo da sua mota.