O amortecedor é uma peça fundamental da suspensão do automóvel que evita estragos provenientes da estrada como buracos, piso irregular ou lombas.
São essenciais a manter as rodas do carro em contacto com a estrada. Com o tempo, como qualquer peça do automóvel, o amortecedor desgasta-se. Quando devemos trocar os amortecedores? Esta peça costuma durar pouco tempo devido à sua natureza mais complexa e à sua função. Se circula por estradas bem pavimentadas sem irregularidades, não deve aguentar mais que 100.000 km. Se circula por estradas em más condições, é recomendável visitar a oficina aos 50.000 km.
Com estes factores em conta, o melhor a fazer é verificar o estado dos amortecedores. Quando o carro salta muito em estradas com boas condições pode significar um mal funcionamento dos amortecedores. Outro sintoma é quando o automóvel tem muito balanço lateral e não se agarra às curvas como antes. Além disso, outro indício de que os amortecedores devem ser substituídos é quando a suspensão faz muito ruído. Outro claro sinal é quando se aparca num sitio plano e o carro está mais alto num lado que noutro. Por fim, é fundamental consultar o manual do fabricante que indica quando mudar os amortecedores.
É difícil que o condutor seja capaz de perceber tudo isto no seu automóvel. Mas em todos os casos anteriores, o mais recomendável será passar por uma oficina Euromaster para fazer uma revisão do carro com máquinas especializadas para testar de esta peça imprescindível do automóvel. É a melhor forma de assegurar o seu conforto e segurança, dado que se os amortecedores estão em mau estado o seu automóvel pode perder a estabilidade e eficácia de travagem.