
Como se lê um pneu?
Como ler medidas de Pneus
Toda a informação acerca do pneu está reunida nas suas paredes laterais. A partir das marcações apresentadas ao longo da borracha é possível interpretar os elementos que determinam a variedade de marcas e categorias compatíveis com o seu automóvel.
Se ainda não sabe como se lê um pneu, leia atentamente as explicações que se seguem. Conheça o significado de números, letras e códigos nele inscritos e ficará a compreender o essencial.
- Dimensões e construção. São as marcações-chave de qualquer pneu. Indicam o tamanho e o tipo de construção. Conheça, em detalhe, cada um dos elementos que integram este capítulo, a partir do exemplo 205/55 R16 91V:
a) Largura: 205. É a distância, em milímetros, entre as laterais externas. Quanto maior o número, mais largo será o pneu.
b) Série/perfil: 55. Expressa em percentagem, apresenta a relação entre a altura e a largura da secção. No exemplo, a altura do flanco equivale a 55% da largura (112,75 mm).
c) Construção: R. A letra do exemplo indica uma construção radial, ou seja, em que os cabos têxteis da carcaça atravessam o pneu de uma pega à outra. É extensível à maioria dos pneus, sobrepondo-se aos de construção diagonal.
d) Diâmetro da jante: 16. Representa, em polegadas, a altura da jante. No exemplo, as 16 polegadas equivalem a 40, 64 cm.
e) Índice de carga: 91. É um código que encontra correspondência numa tabela e que informa a capacidade máxima de carga que o pneu pode suportar. O 91 corresponde a 615 quilos por pneu.
f) Índice de velocidade: V. Estabelece a velocidade máxima de um pneu com a pressão correta e com carga. Também remete para uma tabela específica, que mostra a equivalência à letra. O V aponta para um limite de 240 km/h.
- Marca e modelo. Indicam a marca comercial do fabricante e a designação do modelo em questão.
- Câmara de ar. A generalidade dos pneus atuais não usa câmara de ar no seu interior, apresentando, por isso, a inscrição tubeless no flanco, substituindo a anterior inscrição tubetype.
- Desgaste. Os pneus contêm indicadores de desgaste (TWI). Trata-se de tacos de borracha de 1,6 mm, que servem de aviso do limite de utilização do pneu.
- Pressão. O valor máximo de pressão a frio encontra-se expresso em psi ou kpa. Serve de referência limite, pois os fabricantes recomendam uma pressão sempre inferior.
- Neve e gelo. O código M+S refere-se a um pneu preparado para a neve. Já o símbolo de três picos de montanha e um floco de neve (3pMSF) informa que foi submetido a rigorosos testes e que pode ser usado em condições extremas.
- País de origem. O país onde o pneu foi fabricado é identificado isoladamente.
- Marcação europeia. Os pneus usados na Europa contemplam, no interior de um círculo, um código alfanumérico indicativo da homologação. A letra E designa essa certificação, enquanto que o número é o código do país que a aprovou.
- Fabrico. A acompanhar a marcação DOT (certificação americana), há inscrições alfabéticas e numéricas. Os três primeiros grupos de códigos dizem respeito à fábrica, dimensões do pneu e opções do fabricante. Os quatro números mais à direita referem-se à data de fabrico: os dois iniciais indicam a semana e os dois últimos o ano. No exemplo 3815, o pneu foi fabricado na semana 38 do ano 2015.
Pesquise e compare
Agora que já sabe como ler um pneu, defina os seus critérios no motor de pesquisa da Euromaster. Aceda ao nosso catálogo online ou visite uma das nossas oficinas Euromaster e conheça as opções disponíveis mais adequados ao seu veículo.