Os carros elétricos e híbridos estão a aumentar rapidamente a sua popularidade. Sobretudo nos últimos anos, os construtores de automóveis colocam à venda novos modelos elétricos e estes veículos também precisam de ser confiados a mecânicos especialistas de confiança para serviço de manutenção e para os pneus.
Os carros híbridos e elétricos necessitam de uma manutenção regular, tal como os veículos com motor de combustão interna. Embora os intervalos de manutenção possam ser mais longos devido ao facto de os automóveis elétricos terem menos peças móveis, os carros elétricos e híbridos devem ser sujeitos a verificação regular, garantindo que os condutores continuem a circular na estrada de forma eficiente e segura, especialmente os travões e pneus são partes importantes da manutenção.
Os pneus são elementos de segurança ativa e os únicos que proporcionam o contacto dos veículos com a estrada e são especialmente importantes para o desempenho e a segurança de condução dos carros elétricos.
Por este motivo, nos últimos anos, os fabricantes de pneus começaram a oferecer opções de pneus especiais para carros elétricos. O pneu que escolher é também muito importante para o conforto de condução.
Muitos fatores, como o diâmetro, a pressão dos pneus e a superfície do asfalto, são eficazes na resistência ao rolamento dos pneus, mas o mais importante é o composto de borracha do pneu. Além disso, quando se pisa o acelerador nos veículos elétricos, 100% da energia da bateria é transmitida aos pneus. Este facto faz com que o desgaste dos pneus seja superior ao dos pneus utilizados nos veículos com motores de combustão interna.
O tamanho do pneu também é importante na escolha do pneu para o carro elétrico. À medida que o tamanho do pneu aumenta, a resistência ao rolamento aumenta. O diâmetro da jante deste tipo de veículo é geralmente maior, em média, 19” ou mais polegadas, em comparação com as 16”-18” dos automóveis de combustão. Além disso, no que diz respeito à sua largura, são também mais estreitos, o que é um fator importante que serve para aproveitar ao máximo toda a energia recuperada em cada travagem regenerativa.
Do ponto de vista ambiental, a escolha de pneus fabricados com material reciclado é evidente. Fabricantes de pneus, como a Michelin, começaram a produzir pneus especiais para carros elétricos. Os pneus produzidos para este fim têm como objetivo aumentar a autonomia do carro graças ao seu baixo coeficiente de resistência ao rolamento. Também se centram no aumento do silêncio e na elevada experiência de condução.
Uma vez que o peso e a tração são diferentes nos veículos elétricos, o desgaste também é diferente. Por este motivo, é muito importante efetuar a troca dos pneus entre eixos em determinados períodos.
A manutenção, seguindo as recomendações do construtor, é a única garantia de uma condução segura em qualquer tipo de veículo. Os veículos elétricos, híbridos ou híbridos plug-in não são exceção. É por isso que, na EUROMASTER, apostamos na formação do nosso pessoal.
A manutenção de automóveis elétricos exige que os técnicos tenham qualificações para poderem realizar os serviços. Todos os empregados de uma oficina Euromaster que oferece este tipo de serviço passaram por uma formação específica. Durante os trabalhos de manutenção, os mecânicos têm de lidar com tensões máximas de 700 V. A manutenção dos carros elétricos e híbridos é efetuada de acordo com o plano de manutenção do construtor e todas as atividades são adaptadas ao veículo em questão.
A manutenção dos travões é importante nos carros elétricos. Como existe um sistema de travagem regenerativo, o travão-motor é frequentemente utilizado, pelo que o desgaste dos discos de travão é mais lento. No entanto, isto não significa que a manutenção dos travões não seja necessária. Os veículos têm discos e pastilhas de travão e estas devem ser verificados em intervalos regulares. Especialmente nos automóveis elétricos de alta performance, o desgaste do sistema de travagem pode ser rápido.
É igualmente importante verificar a suspensão e o sistema de direção. Os carros elétricos são mais pesados do que os automóveis de combustão interna devido às suas baterias. Por conseguinte, a suspensão e o sistema de direção sofrem um desgaste mais rápido.
No geral, a manutenção de um veículo elétrico é semelhante a um veículo de tecnologia convencional:
- Filtro de Ar e Óleo (Híbridos)
- Filtro de Habitáculo (Pólen)
- Bateria de 12V
- Óleo de Travões
- Fluído refrigerante (arrefecimento das baterias)
- Ar condicionado
- Escovas limpa vidros
- Suspensões
Consulte se a oficina Euromaster que está a escolher, faz este serviço. Ao entrar na página de cada oficina, consegue consultar todos os serviços que a mesma disponibiliza aos clientes.